10 de setembro de 2008

Acolhimento

Quando eu era pequena, dormir na casa de meu pai sempre era o ato final de um dia gostoso. Como a gente não se via muito, como não havia convívio diário, os encontros com ele eram preparados para ser especiais: dias cheios, idas e vindas, passeios, sol, risadas, almoços e jantares, tudo cheio de alegria. Minhas memórias sobre isso são deliciosas, as sensações que me vêm são de muita satisfação e felicidade.

Depois que as horas passavam e as atividades se esgotavam, chegávamos em casa exaustos, eu e Pedro, meu irmão mais velho, mas nunca livres da árdua tarefa de encarar banho e escovação de dentes. Era difícil manter olhos abertos àquela altura...

Enquanto, então, nos vestíamos e preparávamos as coisas para o dia seguinte, meu pai ia cumprir também o seu ritual. Prontos, eu e Pedro deitávamos e esperávamos ele voltar. Aí meu pai, sereno, entrava no quarto, desdobrava os cobertores já colocados nos pés das camas, sacudia para deixá-los bem soltos e, num movimento embalado umas duas ou três vezes antes do levantamento final, ele cobria cada filho. Um beijo no rosto, um "boa noite" suave no ouvido e o apagar da luz embalavam o sono de modo incomparável.

A soma daquilo tudo – cansaço feliz, banho tomado, lençol limpinho e cheiroso, o ventinho que ainda hoje consigo sentir, o toque do cobertor sobre o corpo e a presença intensa do meu pai – faz esta cena ser a minha maior referência de carinho.
Para mim, não há gesto mais carinhoso do que cobrir alguém.

9 comentários:

  1. Cobrir, muitas vezes,
    é acolher com a alma...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por suas lembranças, por seu pai...
    Ouvir um relato como o seu me faz ter mais medo ainda de tudo. De não conseguir ser um pai lembrável, responsável, modelo... acredite, essa coisa bate fundo... porque tenho uma criaturinha perambulando por aqui, querendo atenção. E porque ainda tem outro maiorzinho longe, longe...
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Realmente, alguém precisa te cobrir, pois você está de topless na foto, sua safadinha.

    Texto nhôôôm. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Concordo Paulinha..
    Você conseguiu descrever tão lindamente um gesto que diz muito pra mim também.
    Cobrir é sem dúvida uma grande demonstração de afeto.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionada.
    Obrigada por escrever assim.

    Beijo moça bonita que sempre foi linda desde menina!

    Hihihihiihihihihi

    ResponderExcluir