5 de dezembro de 2011

Casando Catarina e Lucas

Salvador, 3 de dezembro de 2011: um dos momentos mais emocionantes e tremidos de minha vida!
Eu era uma coisa sambante, o papel pulava em minha mão, meus olhos nadavam em água, não sei como consegui ler, mas valeu a pena ser a porta-voz da união: uma honra!



Quando Cat me convidou para falar aqui representando os amigos dela, senti mais uma vez a alegria e o orgulho do privilégio de estar entre as pessoas de sua vida. O convite também me fez lembrar do meu avô José – uma das pessoas mais importantes da minha vida –, aquele que, em todos os eventos dos que amava, era quem se incumbia dos discursos, sempre tão verdadeiros e emocionados. Meu avô tinha o dom de fazer as palavras virarem histórias concretas diante dos olhos, era muito firme na defesa do que acreditava e só chamava de amigos aqueles por quem realmente mataria e morreria. São três coisas que tento honrar como herança. Então, que este texto espelhe este mundo de coisas tão bonitas que se abre para Lucas e Cat, e que continuará nos passos de uma criança ainda por nascer.

No verão deste ano, numa das tantas festas que agora já podemos chamar de despedidas de solteira, assisti meio de longe, meio de perto, à primeira conversa destes dois que hoje são noivos. Posso tirar onda e dizer que, desde sempre, eu avisei: é ele! Eu também vi, dias depois, o primeiro beijo – e o namoro começou ali, instantaneamente. Pois assim que foi. E foi assim que Lucas, num bilhetinho de aniversário para Catarina, consagrou, em poucas e certeiras palavras: “Linda, te achei!”. E pronto. Só isso. E eu nunca vi um bilhete mais bonito que esse. Porque não há nada que possa ser mais incrível e mágico do que reconhecer assim, clara e simplesmente, ter encontrado o grande amor.

Amor que se reflete em bem-estar, alegria e satisfação. Amor gentil, cuidadoso, carinhoso e agradável. Amor intenso e profundo que se revela em leveza e em sono tranquilo. Amor que reserva surpresas, mas que dispensa a ansiedade. Amor de ficar junto porque assim a vida fica melhor. Amor como há de ser: tornando duas pessoas mais felizes, mais inteiras, mais seguras, mais capazes. Eu vejo Cat e Lucas, no dia a dia, arrancando sorrisos um do outro. Eles se fazem bem. É assim que faz sentido.

Cat e Lucas são companheiros, parceiros e se escolheram, além de terem lindamente se apaixonado. O peito palpita, e a razão confirma: eis um casal. Porque ser casal, aos 30 e com um filho na barriga, também exige sensatez. Por isso, vê-los estar nisso com tanta certeza faz com que fiquem de lado questões de tempo, planos, mudanças. Já é certo e coerente. Já tem fruto. Já é uma grande história. Já é uma família.

A minha amiga Catarina é de uma integridade de dar gosto. Já escrevi isso para ela antes, e repito: não conheço criatura mais leal. É uma grande mulher, com disposição para o crescimento e para a vida. Firme e honesta. Inteligente e divertida. Que se reconhece bem e sabe, graças a Deus que ela sabe, que não merece nada menos que muito. É fato, Cat: você é merecedora desse dia. Dessa gente que te ama. Desta e de muitas outras celebrações pelo que o universo lhe retribui como presente.

Pois então, Lucas, você realmente achou um tesouro. E nós, amigos de Catarina, lhe recebemos de braços abertos porque você faz jus a este mérito. Que bom que ela também te achou! Que bom que você veio. Que bom que você é agora também nosso amigo. Que bom que você é o pai do filho dela.

Abençoo e aplaudo esta união com a competência de quem só deseja o melhor para vocês. É um consentimento meu e de todos. Se aqui houvesse um padre que questionasse se alguém tem algum impedimento a declarar sobre o casamento, eu perguntaria: está louco? Olhe para Cat e Lucas, olhe aí: só há fatores a favor. Só há a parte de que eles se aceitam como legítimos, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, com fé na felicidade, com respeito e sinceridade, com o compromisso primordial de dividirem os dias pelo bem comum. Só pelo bem.

Catarina, Lucas,
Que possamos sempre ser testemunhas do amor de vocês. Que vejamos a quiança se transformar num ser humano também admirável. Que tenhamos muitos motivos para comemorar esta união. Muitos bons dias estão neste caminho, com certeza. Vamos estar juntos nisso.
Amo vocês três.

6 comentários:

  1. foi emocionante! Sou um felizardo por ter testemunhado esse momento! Linda!

    ResponderExcluir
  2. Michelle Maria Costa Machado05 dezembro, 2011 08:05

    Sábias palavras,Paula! Apesar do mundo estar meio banalizado e efusivo eu ainda acredito nesse amor q vc descreveu! Nesse amor a la O amor nos tempos do cólera! bjoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Te conheço só de ouvir falar e, acho que, ler e ouvir suas palavras só confirmou o carinho que vejo estampado nos olhos de Caty por você!
    Fiquei bem pouquinho e saí à francesa (desculpa, Caty, mas precisa ficar com meu pai, meus dias ainda tem sido delicados). Então, obrigada, Paula, por esse belo registro, pelas belas palavras. Palavras que fazem a gente acreditar mais na vida e sentir mais amor.
    O casal "Cat e Lucas" é amor à primeira vista pra gente também, né? Faz um beeeeeeeeem...
    Obrigada, Paula!
    Beijos.
    Helena
    Obs: quero ser sua amiga tb, rs!

    ResponderExcluir
  4. não consegui ouvir no dia.. muita concorrência e fiquei à distância.. aqui posso ouvir e me emocionar..
    Carinho, atenção e zelo é só que penso de 'conselho' pra pessoas louquinhas de amor que se casam.. e assim fazem o que de melhor pode ser feito e é preciso nesse mundo: espalhar amor pelos ares! Parabéns Catarina, Lucas! que venham os próximos meses e a lindeza de nascer!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca disse tantos obrigadas seguidos em toda minha vida. Mas é que diante de tanto amor dedicado a mim, fico sem repertório, meio boba, sem fala. Me sinto privilegiadamente feliz em ter pessoas como vc ao meu redor. Capazes de dedicar carinho e atenção aos que são verdadeiramente amigos. Meu amor por vc é enorme e meu orgulho em ser sua amiga idem!

    ResponderExcluir
  6. Excelente blog!Cheio de sensibilidade, bom humor adorei! Já virei fã. Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks ou sobre mma) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico no geral e que está adentrando a internet e uma ótima forma de virar referência para este público.
    Edna.

    ResponderExcluir