7 de novembro de 2010

A morte de Tom e a minha vida


Quando Tom morreu, eu, além de muitíssimo triste, passei dias seguidos bastante assustada. Eu já não estava bem. E a morte dele foi algo que fez o meu sofrimento chegar à exaustão.

Tom era uma das raras pessoas com quem eu conversava abertamente. A gente nunca fez o tipo amigos grudados, mas estivemos presentes na vida um do outro por muitos anos. Entre tantas farras, andanças, histórias, nos esbaldávamos mesmo quando sentávamos só nós dois, na mesa de um bar ou da piscina do prédio onde ele morava, para falar da vida por horas a fio. A gente descobriu muitas coisas nesses papos. A gente encontrava respostas, filosofava junto. Foi assim que, certa feita, quando eu disse a ele que meus verdadeiros amigos não enchiam a contagem de uma mão, ele perguntou se poderia ser o meu dedo mindinho. E eu entendi que ele seria mesmo sempre um dos meus seres humanos preferidos.

Vi fotos dele no show de Los Hermanos, na Concha Acústica, na noite de 18 de outubro. Ele estava contente, sorrindo. Lembrei que a música que embalava nossos encontros era quase sempre a deste quarteto de que ele tanto gostava. Gostar de Los Hermanos era uma das nossas inúmeras afinidades.

No dia anterior, eu havia ido ao mesmo show e saí extasiada. Foi muito lindo. Imagino então que as últimas horas do meu amigo foram muito especiais.

Ao mesmo tempo que isto consola, me causa uma angústia imensa. A de não saber em que momento a vida estará acabando. A falta de controle sobre a morte é a coisa mais óbvia e mais certa: a qualquer momento, podemos não estar mais aqui. E isto me apavora.

Não tenho medo de morrer, especificamente. Tenho medo mesmo é de estar vivendo a vida errado. Tenho uma fixação descontrolada com isso. De desperdiçar, de não estar sendo intensa com tudo. Até porque, mesmo sendo uma pessoa de alma hedonista, tenho uma tendência ao marasmo. E me sinto obrigada a lutar contra ele.

Às vezes, no entanto, eu me perco. Às vezes, quando vejo, estou congelada.

Quando eu fiquei mais de um ano inteiro apenas trabalhando e trabalhando, dormindo quase nada e alheia à maior parte das coisas do mundo, meu irmão disse para eu ter firmeza, porque valeria a pena e logo melhoraria. Decidi que assim seria. Hoje, minha vida é outra, meus compromissos são outros e posso minimamente desfrutar de minhas conquistas. Trabalho com o que gosto: o que é o melhor e porque é só assim que sei fazer.

Preciso agora, no entanto, pensar em novos desafios. Construir mais. Ser menos enrolada com o que desejo e mais decisiva com meu bem-estar. Quero estar tranquila com as finanças, claro, e não precisar virar noites para dar conta de tudo que assumo. Quero uma vida profissional que sirva para me permitir estar bem. Só isso.

Nos últimos tempos, me dei conta de que tinha voltado a ser uma máquina produtiva. Dia e noite, noite e dia, de domingo a domingo, eu dizendo: tenho que trabalhar. É meio sintomático. Porque não há nada em revolução agora. Simplesmente entrei no ritmo, sem prestar atenção no resto. É meu escape. E não tenho sangue de ser assim. Mesmo adorando realizar bons serviços, mesmo sendo dependente da satisfação de ter resultados elogiados, minha prioridade não é fazer fortuna nem ser a profissional do ano.

- Lembra que você me disse que tranquilamente viveria sem trabalhar?
- Lembro!
- Lembra que você me disse que seria uma dondoca com orgulho? Que pra você trabalhar é só o preço que a gente paga pra poder viver?
- Sim...
- Pra que merda você me falou isso, dona Paula?

Foi o que Tom me perguntou na última vez em que o encontrei. E estava pirado porque achava que eu tinha de certa forma validado as irresponsabilidades dele... Não tive outra oportunidade para dizê-lo que infelizmente a loteria é privilégio de poucos e que não há muita escapatória. A não ser se enfiar no mato e vender artesanato. Não era para ele, não é para mim.

Eu sou urbana, gosto de viagem, de sair à noite e de tomar cerveja. Gosto de comida, de ar-condicionado, de banho gostoso, de ir a shows. Gosto de ler, de escrever, gosto de cultura, gosto de contribuir com boas causas. Gosto de internet, de saber das coisas, de aprender e discutir sobre o mundo. Gosto de estar entre pessoas que admiro, gosto demais de admirar pessoas.

Não tenho um olhar poético sobre a natureza e não costumo me encantar com o verde das árvores ou o azul do céu, mas me emociono profundamente com certas coisas da humanidade. Adoro identificar pessoas como minhas e não consigo deixar de prestar atenção no que imagino que sentem e pensam pessoas que não conheço. Às vezes crio histórias para desconhecidos, acho que adivinho suas dores, e fico sentida. Não que eu me interesse pelas pessoas, a priori. Mas me interesso por sentimentos. Também me instigam argumentos e experiências. Procuro explicações para as coisas e muitas vezes me sinto psicóloga. Adoro teorias, mas também só se puder colocá-las em prática.

Minha vida está nos meus amigos, na minha família e no prazer que tenho de reconhecer a minha dignidade. Participar da vida de quem me escolheu e a quem eu escolhi é uma delícia. Não me preocupo com bobagens, não guardo rancores e não me vinculo ao que não quero. Ignoro solenemente o que acho que merece minha indiferença. Acho que não há por que levar tudo a sério. Só me comprometo com o que amo.

Tenho um olhar positivo sobre as coisas, ainda que eu carregue um mau-humor próprio que me deixa ranzinza, às vezes. Digo sim. Quero que tudo seja o melhor que puder ser. Sou do fulminante. Do até não poder mais. Eu sou uma pessoa apaixonada.

Uma vez, Tom me fez concordar, e repito isso sempre, que a gente se apaixona pelo que a gente escolhe. "A gente não se apaixona por quem a gente não se apaixonaria, a não ser que seja de propósito". Apaixonar-se é também permitir-se e estar disposto.

Me faz feliz estar disposta.
É com isso que preciso me sentir vinculada para viver em paz.
Sem medo de ser em vão.



-----------------------

Minha amiga Rafaela Manzo escreveu um lindo texto para Tom.
Leia aqui.

10 comentários:

  1. Assino embaixo, paulete. Tenho pensado muito no sentido da vida e como ela pode ser efemera... Sera que vale a pena trabalhar tanto? Minha filha ta crescendo e o tempo passa diferente agora.

    Bjo
    Dan Yokota

    ResponderExcluir
  2. Puxa que texto lindo... Ainda bem que você voltou a escrever no seu blog. Tava sentindo falta:-)

    ResponderExcluir
  3. Passei, por acaso, e li cada palavra entendendo um pouco por semelhança a mim. É incrível como certos canais se abrem e nos mostram nossos semelhantes e nossas conexões típicas. Até parece que te conheço.
    Realmente seu texto é muito significativo para mim. e lindo!
    Peço permissão para postá-lo em meu blog.
    Carlos Wagner

    ResponderExcluir
  4. Dan,
    deve ser muito doido ter um filho... aproveite muito ela!

    Cris,
    eu até tinha esquecido o quanto escrever me faz bem... que bom que gostou.

    Carlos,
    também acho incrível quando reconheço semelhanças, conexões. é uma das coisas que me encantam nesta vida! sinta-se à vontade para postá-lo sim. é só creditar.

    ResponderExcluir
  5. Eh Doido e realizador... Nao tem coisa melhor na vida do que chegar em casa e ser recebido por um sorriso banguela de 5 dentinhos... :-)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Berbert, que honesto o teu texto. Mega me enxerguei nas suas confissões. Lamento a perda do teu amigo. As chances de você encontrar e reencontrar esse estado de alma onde viver vale a pena são muito grandes, porque você faz movimentos sinceros para viver livremente. Me emocionei mesmo com o texto. Um beijãozão!

    ResponderExcluir
  7. nossa, Cadu, que coisa mais linda.
    muito obrigada.
    beijobeijo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amiga...
    Você deu um START MEMORY agora!
    Resgate de VALORES...
    Me fez LEMBRAR de como me tornei uma pessoa MELHOR com você...
    De como lhe ESCOLHI para minha vida...
    De como aprendi tanto de VALOR com você...
    De como há contradições e semelhanças em nossas vidas...
    De como APRENDI a ler e escrever com você...
    De como QUERO E PRECISO DE TI...

    Pensei em TOM como não havia...
    Pensei em MIM de como SOU e AINDA não fiz...
    Muito, muito grata.

    ResponderExcluir
  9. Oie Paula, vc não me conhece, sou amiga de Rafa Novais.
    Conheci Tom por causa de Rafa mas nos aproximamos mesmo ano passado... convivi muito com ele. Tom ficou muito amigo de Ramon e como na época namorava Ramon saíamos muito juntos. Sempre conversávamos muito. E uma coisa posso te afirmar. Sempre, mais sempre, ele dizia que gostava muito de você... ele sempre falava daquele jeitinho dele manso que achava Paula Berbert uma figura e que gostava muito dela... é uma lembrança forte que tenho dele, enfim. Abraços, Vera

    ResponderExcluir