9 de dezembro de 2010

Mulheres cantantes

A festa era pra bombar, deveríamos ter curtido todas, mas, sei lá, vai saber, deve ser coisa da idade: ficamos sentadinhas tricotando. Ok, a culpa não foi totalmente da velhice, o negócio não engatou mesmo. Baladinha meeira.

Caso é que, de repente, estávamos numa mesa concorrida, cada vez com mais gente: chegavam, sentavam e saíam seres humanos de todos os tipos - e algumas malas, inclusive. O mundo, no entanto, não acabou, e o papo, como geralmente acontece numa aglomeração de quase-desconhecidos, caiu na música.

Eu e Dona Catarina (que agora tornou-se uma pessoa difícil de ser linkada; não sei se a aponto para o blog profissional ou para o pessoal) éramos das poucas pessoas não-artistas que se revezaram nas cadeiras. Enquanto iniciou-se uma discussão sobre o sexo dos anjos, nós duas falamos de um fato comum: não temos gosto específico por cantoras. Calhou que, sei lá também, a gente prefere os homens nos vocais. Machistas.

Hoje, voltando do trabalho em meu belo buzu, estava cantarolando umas músicas quando me lembrei desta conversa...

Bom, caso é que esta introdução toda só veio para eu compartilhar duas das minhas músicas preferidas (estariam tranquilamente no CD da trilha sonora de minha vida), que me acompanharam, hoje, a caminho de casa, e também em tantos outros momentos e circunstâncias. Acho-as lindas, incríveis. E são cantadas por mulheres. Mulheres com quem já dividi mesa de bar várias vezes. Que estão aqui pertinho, na música soteropolitana contemporânea.


Dueto, da banda Matiz, escrita e interpretada por Mariana Diniz:
Como bem diz Lubisco, Dueto é daquelas músicas de raros momentos de inspiração...





Coração de Maria, da banda Aguarraz, escrita por Fábio Cascadura e interpretada por Roberta Simões:

6 comentários:

  1. Já tinha visto a Matiz no palco e ñ tinha gostado. Isso ñ é novidade. Catarina insistiu q eu deveria ver o clipe de DUETO. Relutei e assiti. Me apaixonei pela música. Algumas vezes, com Paula Berbert, comentei o qto aquilo ali era especial. Ouvimos a música algumas vezes, né?
    Qto a Coração de Maria....bem. Roberta é, talvez, a melhor cantora da geração dela e está se tornando uma artista completa com muito suor e talento. Sim, ma respeito da música.... aprendi a tocar e a acompanhei no violão certa feita no playground de Paula. Honra absoluta!

    ResponderExcluir
  2. não me dou com você me chamando de Paula Berbert, seu Eduardo Lubisco!

    =)

    (e as vezes que você tocou pra EU cantar Coração de Maria foram honrosas também, né não? hehehe.)

    ResponderExcluir
  3. uau! que feliz de ler isso! :) (mariana aqui)

    ResponderExcluir
  4. Pô! Eu estava no dia em que Eduardo Lubisco tocou acompanhando Roberta Simões no playground de Paula Berbert...isso sim é uma honra, principalmente para um cara que vocês chamam só de Rabuja mesmo... :P

    ResponderExcluir
  5. Minha prima, ainda bem que nao tive o prazer de te escutar cantando Coração de Maria. Hehehe Lubis, uau, obrigada pelo comment. E a vc tb, minha prima desafinada. Quem não serve pra cantar, serve pra fazer outras coisas. :)
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. velho, Roberta me escalda muito. morro de vergonha de cantar do lado dela. hehehe. mas tudo bem. fico contente de "servir pra fazer outras coisas"!
    =)

    ResponderExcluir