24 de abril de 2011

Aí é assim

Não tenho memória de uma Semana Santa que tenha sido assim tão tarde. Tão fim de abril. Tão perto de meu aniversário. Também não lembrava de como eram dias de folga em calmaria. Os últimos foram nas férias, com verão, com viagens, climão de vida em ebulição. Eis que juntou tudo: a preguiça, o mito do inferno astral, a vontade de curtir minha casa, o friozinho, a comilança, o recolhimento. Tenho estado muito próxima de minha intimidade. Tenho mantido contato com desafios internos, perguntas que me faço em segredo. Que só compartilho comigo. Que só eu posso dar conta.

Muita gente tem dificuldade de falar do que sente. Também não sou rainha em me expressar bem. Por isso, sempre usei a palavra escrita como saída para quase tudo. E tenho gostado de não estar recorrendo a isso. Estou dialogando comigo mesma em pensamento, observando minhas atitudes, tentando responder minhas questões com ações, na prática. Acho que nunca fui tão consciente – e em vez de transformar meus dilemas em cartas e teorias, tenho os experimentado. Com menos ansiedade, com mais ponderação, mais sensatez, mais segurança. Porque antes de entender o que o mundo quer de mim, preciso entender o que quero do mundo. Então estou calmamente vendo como as coisas são, o que elas dizem e como me posiciono diante delas.

Aí é assim:
Eu queria que fosse. Mas não é. Faço o quê com isso?
Eu queria que não fosse. Mas é. Vamos nessa.
Eu queria que pudesse. Mas não pode. Como seguir?
Eu queria que não pudesse. Mas pode. Quero isso?

É um exercício e tanto não ter pressa.
Aceitar as lentidões dos processos.
Mesmo que, numa leitura imediata, isto pareça apatia. Aceitação.
E né não. Né não.

Os trinta estão chegando com cheiro bom.

6 comentários:

  1. Agora que você está chegando na fase do 'aprecie com moderação', desejo que os trinta se acomodem deliciosamente em você.
    .
    .
    .
    Beijinho com carinho,
    Dea.

    ResponderExcluir
  2. PQP, q texto fodástico é esse? Como, sempre, Znz, vc escreve maravilhosamente (nem precisa de revisão feito uns e outros) no q concerne a estética e o conteúdo.
    Gênia

    ResponderExcluir
  3. É o retorno de Saturno, gata! Fase massa, mágica. Aproveite tudoooo! Smack!

    ResponderExcluir
  4. xará,

    fiquei com vontade de chegar logo nos 30 pra sentir tudo isso assim.

    :*

    ResponderExcluir
  5. tô neste momentinho agora muito sensibilizada para responder para vocês sem chilique, então apenas dou um beijo bem grande nos quatro e digo que vocês são uns queridos que tenho sorte de ter em minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Só li o texto hoje e penso que posso entender uma parte desses sentimentos todos. Estamos em diferentes fases da vida, mas, de alguma forma, nos aproximamos em lindas e novas emoções.


    Vamos nessa!

    ResponderExcluir