5 de abril de 2011

Mais uma mudança

Morar só era meu maior sonho de consumo, e é minha maior realização. Quando, em 8 de abril de 2010, assinei o contrato de locação do imóvel quarto e sala que hoje me abriga, minúsculo e fofíssimo, perfeitamente localizado, incrivelmente adequado às minhas mais surreais vontades, eu não cabia em mim de felicidade.

Encaixotar meus bagulhos, arrumar malas, transportar tudo, remontar as coisas, arranjar o lugar novo de cada uma delas, comprar (e ganhar) os trocinhos que fazem minha casa ser minha casa – tudo isso foi mágico. Muito mágico.

Lembro da primeira noite, eu e meu mundo, só nós dois, juntos. Eu não sabia se dormia ou sorria. Lembro de como foi me adaptar ao novo ambiente, até aprender a acender a luz sem procurar onde está o interruptor. Lembro das festinhas open house, e do meu orgulho de mostrar tudo para as visitas. Lembro das conversas na varanda, e das tantas vezes que fui até lá, sozinha, para sentir o vento gostoso que entra em meu quarto – e, putaquepariu, como é bom o meu quarto.

Há um ano, este apartamento tão pequeno resguarda e comporta o que vivo, alegrias e tristezas inúmeras. Gosto da luz que faz aqui, do conforto que emana dos detalhes, de como o espaço é bem aproveitado. Cuidar de tudo, manter a casa arrumada, ajeitar dia a dia meus pedaços que se espalham são satisfações que se tornam rotina. Uma rotina boa danada.

Agora, é chegada a hora de me despedir deste conto de fadas. E eu começo a me culpar questionando se aproveitei tanto quanto deveria. Será que deixei algum momento passar em vão? Será que em alguma circunstância esqueci-me do privilégio que é esta moradia? Será que este ano que se passou foi um tempo que honrou esta alegria? Na piscina do playground, só entrei uma vez. Isto é muito grave?

De certa forma, desde os instantes iniciais, eu sabia que esta história era passageira. Meus amigos são testemunhas de minhas agonias. Quando eu vim, eu disse: “mau é que penso que daqui a um ano vai acabar”. Já cheguei temendo o que estou vivendo agora. Talvez por isso eu não tenha me atrevido a sequer fazer furos na parede.

Assim, quando tudo que é meu for retirado, o apartamento retornará idêntico às mãos do dono – com exceção do fato de já ter sido meu lar, e de isto provavelmente me fazer chorar cada vez que eu cruzar a porta do prédio num futuro bem próximo.

Eu e o coração Restart numa das poucas fotos que mostram um tanto do (ainda) meu apê

A vista de minha varanda. Tão deliciosa (coisa boa olhar e ver Dinha logo ali!) quanto bagunçada (ô, como as buzinas incomodam!). Sextas e sábados à noite são sempre a loucura típica das ruas riovermelhísticas.

Aliás, vale mostrar este videozinho filmado por Lubisco na noite da foto acima. Até de reclamar do trânsito na minha porta eu vou sentir saudade.



----
Reli um texto que escrevi na época da chegada e... puxa...

----
Sobre a razão: renovar o contrato é algo que está além de minha realidade. Ter passado 12 meses neste lugar foi um luxo que não poderei repetir.

11 comentários:

  1. E eu nem tive o prazer em... Dany!

    ResponderExcluir
  2. Mudanás nem sempre são desejadas mas muitas vezes necessárias. Façamos o melhor delas. Good luck! ;)

    ResponderExcluir
  3. Que pena que vai ter que sair do seu cantinho, gatona! Lembro quando você me falou dele em uma das minhas idas à Funceb, rs. Vai voltar a morar com seus pais ou alugar outro apê? Boa sorte com tudo!!
    Beijo,
    Camila Salles

    ResponderExcluir
  4. Não vai não, vizinha!! hahaha :)

    ResponderExcluir
  5. "Na falta do que dizer...calou-se"

    adoooooooooooooooooooro vc para caralho!!!!

    ResponderExcluir
  6. ohhh... fique triste não. minha mãe sempre me diz "pode ser sorte, pode ser azar". sabe? daquela fábula? e eu acredito muito nisso. a gente nunca tem como saber se a mudança que surge virá pro bem ou pro mal... eu saí de uma infância na barra pra morar em são rafael. já vivo lá há 13 anos, e odeio, rsrsrs, mas é inquestionável o que aprendi com essa mudança... saí de uma bolha pra ver mais a vida... qdo fui morar no Rio, na Barra da Tijuca,"sozinha" e longe de tudo, outro aprendizado... enfim, firme e forte, ok? cê vai ver que sua casinha nova vai ser sucesso! "pode ser sorte, pode ser azar!" :) =*** Diniz

    ResponderExcluir
  7. Dany,
    vamos marcar com urgência.

    Nola,
    brigada! te mandei um recado por Facebook.

    Camila fofa!
    vou pra outro apê. já estou na gincana de ajeitar a mudança.

    Colares!
    a quem vou pedir remédio quando sentir dor de cabeça?? =/

    Kau,
    também te adoro pra caralho. faremos novas aventuras.

    Diniz,
    já estou começando a ver tudo com outros olhos... a tristeza já está se transformando em boas perspectivas! acho que vai ser sorte. vai ser sim.

    ResponderExcluir
  8. Vai ser sim! eeee! :)

    diniz

    ResponderExcluir
  9. acompanhei a mudança pelo fotolog, na época.. alguns relances.. e eu pensando: poxa, mais uma que se muda antes de mim!! hehe.. depois fui até lá conhecer, uma delícia.. um texto que eu adoro sobre CASA é do Fabricio Carpinejar, e ele diz "uma casa ainda não é uma casa sem as histórias dos antigos moradores, sem o medo dos antigos moradores.".. entrega a casa, mas ela fica com seus sorrisos nas paredes! bjs, e venha conhecer a minha!

    ResponderExcluir
  10. Onde vou estacionar meu carro para ir pra a farra com você???

    Amo você(em qualquer apartamento!).

    ResponderExcluir
  11. Aaah, se vai morar em outro apê sozinha não tem que ficar se lamentando, tem que ficar feliz!!! rs. Pense nos pobres mortais, como eu, que ainda moram com os pais... :( hahahaha. Boa sorteeeee na sua nova casinha! Com certeza você irá se apaixonar por ela também.
    Beijooo,
    Camila Salles

    ResponderExcluir